Lembranças veladas – Bogotá

Performance em que recebi o apoio da ONU em Bogotá.
100 mulheres vestidas de noiva caminharam pela cidade, cada uma carregando uma cesta com lembrancinhas de casamento.
Chegando em uma praça onde havia uma igreja antiga, estas mulheres grudaram seus corpos nas paredes do local, contornando sua arquitetura, reforçando o desenho da fachada da igreja. Após permanecerem nesta posição por certo tempo, em silêncio, elas se despregaram das antigas paredes, caminhando em direção ao público. Neste momento, o grupo de mulheres iniciou a distribuição das lembrancinhas.
As lembrancinhas foram feitas com pacotinhos de tule, amarrados com uma fita fina de cetim branco. Dentro deles, três amêndoas. Faz parte da tradição do casamento as lembranças serem entregues nas festas, junto com um pequeno cartão impresso, com o nome dos noivos e os agradecimentos.
Na performance, o cartão foi dobrado ao meio, como um pequeno folheto. Na capa foi impresso o nome Beth Moysés. No interior, em vermelho, a palavra Miedo (Medo) e na contracapa a frase, em caracteres delicados: Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher – em Bogotá a performance aconteceu no Dia Internacional da Mulher.
Esta ação ofereceu ao público a oportunidade de refletir sobre o papel da Igreja, do amor romântico e da violência doméstica contra as mulheres.

<< VOLTAR/BACK