Lembranças Veladas – Xangai

Fui convidada pelo museu Zendai MoMA para realizar esta performance no Dia Internacional da não Violência contra a Mulher.
80 mulheres vestidas de noiva caminharam por uma praça em Xangai, cada uma carregando uma cesta com lembrancinhas de casamento. Faz parte da tradição do casamento na China, os noivos distribuírem lembrancinhas feitas com pacotinhos de tule na cor vermelha. Dentro deles, três frutos para dar sorte ao casal, cada fruto com um significado diferente. As lembrancinhas são entregues nas festas de casamento, junto com um pequeno cartão impresso com o nome dos noivos e os agradecimentos.
Este cartão foi dobrado ao meio, como um pequeno folheto, e todos os textos foram feitos com a escrita chinesa. Na capa foi impresso o nome Beth Moysés. No interior, em vermelho, a palavra (Medo) e na contracapa a frase, em caracteres delicados: Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
As mulheres se posicionaram na praça e permaneceram imóveis por um tempo, permitindo ao público observar e refletir sobre a ação. Logo depois, começaram a distribuir as lembrancinhas.
Esta ação ofereceu ao público a oportunidade de refletir sobre o papel da mulher na cultura chinesa – a palavra “medo”, escrita dentro do cartão, deixou muitos surpresos.
Acredito que a performance abriu espaço para o público pensar sobre como se trata uma mulher e sobre a violência que ocorre nos mínimos detalhes contra elas.

<< VOLTAR/BACK