Esse trabalho foi uma Intervenção Pública/ Performance, que realizei no dia 25 de novembro de 2016, “Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra Mulheres”, São Paulo, Brasil.
O título da Performance é 180, que corresponde ao número do telefone que socorre, imediatamente, as mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência.
Este ano fiz uma homenagem as irmãs Mirabal, conhecidas também como as Mariposas, que lutaram pela liberdade durante a ditadura de Rafael Trujillo, na Republica Dominicana, e foram brutalmente assassinadas e torturadas no dia 25 de novembro de 1960.
Para realizar essa homenagem fiz uso de três ambulâncias, sendo que cada uma transportava uma mulher, com sua história pessoal de vida. Elas representavam as Irmãs Mirabal: Minerva, Pátria e Teresa.
As ambulâncias, caminharam pela cidade de São Paulo denunciando a emergência desta doença social. As sirenes gritavam por todos os cantos: BASTA!!!!
Para finalizar o trabalho as ambulâncias entraram no Parque Ibirapuera, e em um jardim, essas três fortes mulheres, plantaram três árvores medicinais, que curam as dores do corpo e da alma.
Fonte: www.m.vermelho.org.br/noticia/290208-11
As espécies que foram plantadas:
Laranjeira (Citrus aurantium) : limpa memórias negativas do passado; cria estabilidade emocional; equilibra o excesso de maturidade; elimina a sensação de abandono e solidão no mundo; gera leveza para a alma; cria objetivo e missões na vida (propósitos na vida); estimula o amor ao próximo.
Lima (Citrus aurantifolia) : estabiliza emoções; libera o choro guardado; coloca o karma à tona para ser resgatado; gera sensibilidade emocional e comoção; elimina o medo em relação às outras pessoas e o excesso de preocupação com os demais. Traz auto-valorização e sinceridade de sentimentos.
Sene (Senna occidentalis) : elimina imagens traumáticas gravadas na memória; expulsa o ódio e o rancor; aterra os pensamentos; ajuda a passar segurança e confiança para as pessoas à sua volta.